terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Cachorro Pode Comer Tomate

 Cachorro Pode Comer Tomate?

O tomate é uma fruta com forte presença na culinária internacional, e isso acontece porque ele agrada muito ao paladar do ser humano, mas e quanto aos cães, eles também gostam? Será que seu cachorro pode comer tomate?

A resposta é sim! Cachorro pode comer tomate, desde que o tomate esteja maduro e sem sementes. O tomate é um alimento muito nutritivo e contém vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes naturais e também é importante para a hidratação do cão, devido a grande quantidade de água presente em sua composição.

Os cães são animais que estão intimamente relacionados aos seres humanos, em praticamente todas as culturas existem exemplares que fazem parte do convívio familiar, e essa proximidade acaba trazendo consequências para a vida dos pets.

Dentre as consequências mais preocupantes está a influência humana na dieta dos cães.

Os cachorros geralmente são animais que se interessam pelos alimentos humanos, incluindo alimentos que podem ser prejudiciais à saúde canina.

Esses animais são naturalmente carnívoros, entretanto, por conta do convívio com os humanos, eles agora são conhecidos como onívoros por oportunidade.

Existem até algumas frutas que fazem bem para a saúde dos animais, mas será que o tomate é uma delas?

Para saber quais frutas são recomendadas para cachorro, leia: Frutas Que Cachorro Pode Comer.

Portanto, vamos descobrir se cachorro pode comer tomate!

Pode Dar Tomate Para Cachorro?

Pode Dar Tomate Para Cachorro?

Para os pais de pet mais preocupados em oferecer uma alimentação natural, para seus filhos de quatro patas, é importante deixar claro que o tomate pode sim fazer parte da dieta do seu pet.

Entretanto, é importante lembrar que o organismo dos cães foi desenvolvido para consumir carne e outras proteínas de origem animal, de forma que algumas frutas podem fazer mal para o cachorro se forem oferecidas de forma errada.

Portanto, você pode dar tomate para cachorro, desde que o fruto esteja maduro e cortado em pedaços.

Além disso, é importante se certificar de remover as sementes do tomate para evitar qualquer tipo de obstrução intestinal, ou outros problemas por má digestão.

Existe muita controvérsia a respeito do tomate para cachorro, para isso, na alimentação dos cães é importante tomar alguns cuidados na hora de oferecer esse alimento para seu cachorro.

Alguns problemas relacionados ao consumo de tomate por cães são:

  • Problemas gastrointestinais;
  • Desorientação;
  • Fraqueza;
  • Comprometimento da coordenação motora;
  • Convulsões.

A maior parte desses problemas são causados por uma substância tóxica presente nas partes verdes do tomate. Essa substância é a solanina, que é responsável por alterações no funcionamento do sistema nervoso do animal.

A solanina geralmente é encontrada na folha e no caule da planta, mas também pode ser encontrada na fruta se estiver verde. Por isso, muitas pessoas entendem que é melhor não oferecer tomate para os cães.

No que se trata dos problemas gastrointestinais, estes estão relacionados a acidez elevada dessa fruta, de forma que se for oferecer esse alimento para seu cachorro é importante tomar bastante cuidado.

Tomate Para Cachorro

Para simplificar, basta esclarecer que o seu cachorro pode comer tomate, entretanto, não é recomendado oferecer esse alimento para seu animal de estimação.

Se você deseja oferecer esse tipo de alimento para o seu pet, é importante ficar atento a qualquer mudança de humor no animal, e qualquer sinal de desorientação para poder buscar ajuda de um Médico Veterinário de sua confiança.

Alguns veterinários recomendam oferecer pequenas quantidades do fruto maduro, e observar como o animal reage.

Isso pode te ajudar a entender se o seu cachorro tem algum tipo de alergia ao tomate.

Para saber quais as frutas que não são indicadas para cachorro, leia: Frutas que Cachorro não pode comer.

Cuidados ao dar Tomate para Cachorro

Se você decidir oferecer o tomate para seu cachorro é importante tomar alguns cuidados ao fazer isso.

Vamos ver alguns passos necessários antes de oferecer o tomate para cachorro e com isso proteger o animal.

  1. Escolha um fruto maduro;
  2. Corte o tomate em pedaços pequenos;
  3. Remova a semente;
  4. Remova as partes verdes;
  5. Informe ao veterinário da sua decisão;
  6. Fique atento a qualquer alteração no comportamento.

Quais são os Benefícios do Tomate para os Cães?

Apesar de não ser uma fruta altamente recomendada para o consumo de cães, o seu cachorro pode comer tomate sob sua supervisão cuidadosa, e o consumo do tomate pode até trazer alguns benefícios para a saúde do cão.

O tomate pode ser muito eficiente em regularizar o metabolismo do animal.

Essa é uma fruta que contém muitos antioxidantes, e isso ajuda a combater os efeitos do envelhecimento precoce nos cães, mas este é apenas um dos benefícios do tomate.

Nós também podemos citar outras vantagens relacionadas ao poder nutritivo do tomate, que são:

  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Minerais.

Esses benefícios podem ser um atrativo para donos que desejam alimentar os seus pets com tomate, mas é importante destacar que você pode encontrar essas vantagens em outros alimentos que não oferecem risco para o seu cachorro.

Cachorro Pode Comer Molho de Tomate?

Tomate Para Cachorro

Outra dúvida que surge para muitas pessoas é se o cachorro pode comer molho de tomate.

A resposta mais adequada para essa pergunta é não, já que o molho de tomate leva outros condimentos e não apenas o tomate.

Vale destacar que no processo de preparação do molho, o tomate libera muitas substâncias que aumentam a acidez do molho, o que torna este alimento inadequado para cães.

Os cachorros são animais que não reagem bem a alimentos extremamente ácidos, por isso é importante evitar o consumo de molho de tomate e alimentos que contenham esse ingrediente.

Tomate Verde Faz Mal Para Cachorro?

Outra pergunta que muitas pessoas fazem é quanto à possibilidade de oferecer tomate verde para cachorro.

Mesmo sabendo que seu cachorro pode comer tomate, o tomate verde não deve ser oferecido para o cachorro em hipótese nenhuma.

Acontece que quando está verde o tomate possui uma substância tóxica para os cães, e ela pode trazer complicações seríssimas para a saúde do pet.

Então, evite oferecer o tomate para o seu cachorro, mas se optar por oferecer essa fruta dê preferência para frutas maduras, e jamais utilize derivados como o molho e o ketchup.

Se você tomar esses cuidados pode ficar despreocupado sabendo que o seu cachorro pode comer tomate.

Espero que tenha conseguido te ajudar a sanar todas as duas dúvidas relacionadas ao cachorro comer tomate. Para saber tudo sobre o universo da Alimentação para o seu Pet, acesse: Alimentação Canina.

Esse conteúdo foi postado originalmente em nosso site oficial: Cachorro Bull Terrier

Nenhum comentário:

Postar um comentário